quinta-feira, 26 de março de 2015

Gincana da Densidade

O estudo da Densidade faz parte do Currículo de Ciências do Estado de São Paulo e é abordado na Situação de Aprendizagem 3, volume 1, do caderno do aluno do 9º ano. No entanto, o caderno não trás essa proposta de atividade, ela foi pensada em conjunto com outro professor para
facilitar o aprendizado dos alunos. Separamos diversos objetos, um aquário e uma mesa. Fizemos uma pequena competição entre duas turmas, que consistia em descobrir se  determinado objeto afundava ou não, ou seja, se os objetos eram mais densos ou não que a água. As turmas iam se revezando nas respostas. No final, a sala que obteve maior pontuação ganhou jujubas como prêmio. O detalhe é que esquecemos de tirar foto dessa parte. Essa atividade foi muito bacana, pois envolveu de forma geral todos os alunos e nós, professores, ficamos muito satisfeitos com o resultado.
 
    Fotos da Gincana
 

 
 
 
 
 
Dicas
  • Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar, desde que tenha um espaço considerável, como exemplo a quadra da escola.
  • Utilizamos um aquário que encontramos na escola, mas se na sua não tiver, não tem problema, você pode utilizar um balde ou qualquer outro recipiente que dê para colocar água.
  • Realizamos primeiro a explicação teórica e depois fizemos a atividade prática, mas, se você preferir, pode fazer o contrário. Depende de cada professor e da atividade. Talvez introduzir o assunto na prática primeiro tenha efeitos mais satisfatórios, ou não? O que vocês acham? Deixem a opinião de vocês.
  • No final de cada atividade prática, realizo sempre uma avaliação. Não aquelas a que estamos acostumados, que damos nota. Mas questões livres para saber o que o aluno entendeu da aula e o que achou. É importante o professor ter um retorno, assim ele pode refletir sobre suas estratégias e melhorar suas aulas. Nessa avaliação eles não colocam o nome. Entrego uma folha para cada um com questões assim: O que foi feito na aula hoje? O que você aprendeu? Do que você mais gostou e por quê? Teve algo que você não gostou? Se sim, o quê? O que poderia ter sido diferente?
 
O modelo de avaliação abaixo foi a que utilizei, mas você pode mudar ou acrescentar outras questões de acordo com as suas necessidades.
 
 
Espero que tenham gostado e que possam colocar em prática mais uma atividade. Comentem! A opinião de vocês é muito importante.
 
 
 
 

7 comentários:

  1. Muito bacana prof. Tatiana, atividades assim, fora da sala e ainda interdisciplinar costuma envolver muito os alunos!

    ResponderExcluir
  2. Atividade de leitura e escrita: Dengue
    Olá, eu sou a fêmea do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus (flavivirus) da Dengue, uma doença infecciosa aguda, mas não contagiosa. Nós fêmeas, tanto quanto os machos, nos alimentamos de seiva vegetal. Entretanto diferente dos machos, também picamos os seres humanos, pois necessitamos do sangue para desenvolver nossos ovos, que precisam de nutrientes como o ferro, um dos componentes do sangue. Sou preta rajada de branco, menor que um pernilongo comum. Sou mais ativa durante o dia e encontrada principalmente em áreas urbanas, preferindo sempre o ambiente dentro de casa. Adoro países tropicais como o Brasil, pois prefiro lugares cuja temperatura esteja entre 26 e 28º C (acima de 42 º eu morro!). Preciso de água parada para nascer e me desenvolver. Meu alcance á partir do local do nascimento e postura dos ovos é de cerca de um quilometro e a altura máxima do voo, geralmente, de dois metros (embora chegue a andares altos de prédios, subindo pelo elevador ou pela escada ajudada por correntes de ar). Posso contaminar até 300 pessoas durante minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Continuação:
    Peço a todos vocês que continuem a colaborar com a minha especie, mantendo criadouros em vários locais de suas casas para que eu possa botar meus ovinhos e criar focos com muitos filhotinhos e ainda gostaria de agradecer o sangue que voces me fornecem como alimento.
    Após fazer a leitura da carta do mosquito aos alunos, propor que eles escrevam uma carta resposta . Espera-se que eles com toda classe ataque os mosquitos com estratégias de eliminação dos criadouros e mudança de hábitos saudáveis quanto ao ambiente em que vivem.

    Pode fazer uma carta do vírus para os alunos também. Estou pensando como.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana Maciel! Com certeza os alunos vão adorar fazer a carta. Obrigada pela visita e por sua contribuição! Um abraço pro pessoal de Marília!

    ResponderExcluir
  5. Tatiana, parabéns pelo blog e também pelo trabalho que vem desenvolvendo na Escola!
    Abraço.
    Marcus Paulo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...