quarta-feira, 20 de maio de 2015

Trabalho com Tirinhas Online!

O ano passado foi desenvolvido na escola onde eu trabalho o Projeto Integração, um projeto que teve como objetivo conscientizar os alunos a respeito da problemática que tem afetado milhares de jovens em todo mundo, as Drogas. 
 
Como o projeto deveria ser trabalhado por todos os professores, cada um ficou responsável por desenvolver uma atividade com a sua turma. Teve palestras, confecções de cartazes, exibição de documentários e etc.
 
Com relação à minha parte achei interessante inserir as tecnologias, já que os alunos gostam bastante e têm o domínio das ferramentas. O trabalho começou com uma pesquisa feita online no Google Drive. 
 
Nessa primeira parte os alunos foram até a sala de informática e responderam a um questionário sobre o assunto. Você pode ter acesso a esse questionário através desse link Questionário sobre Drogas.
 

 
 
Depois, os resultados da pesquisa foram afixados no mural da escola para o acesso dos alunos. Abaixo você pode ver como ficaram. (Obs: Eu só digitalizei uma parte). Todas as respostas saíram na forma de gráficos.
 

 
Na segunda parte foi feita a confecção de tirinhas utilizando o site Gerador de Memes, por ser de fácil manuseio e não precisar de cadastro, mas existem outros. O professor pode utilizar aquele que melhor atenda às suas necessidades. As fotos abaixo são de algumas tirinhas feitas pelos alunos do 7º ano. 
 





 
Uma dica que eu dou é, antes de levar os alunos na sala de informática, o professor deve explicar muito bem o que vai ser feito lá e quais os objetivos da aula. Os alunos precisam ter bem claro o que vão fazer, caso contrário eles vão acessar sites diversos e se dispersar. 
 
Por isso, antes de levá-los, é importante deixar a sala arrumada, os computadores ligados e, se possível, já deixar o endereço do site que irão utilizar. Quando realizei essa atividade percebi que eles tiveram um pouco de dificuldade no começo, com relação ao manuseio da plataforma, já que a maioria nunca tinha feito tirinhas e alguns demoraram um pouco pra criar a história.
 
Talvez a primeira sugestão seria, na aula anterior, comentar o que eles irão fazer na próxima aula, pedir para que eles acessem o site com antecedência e pensem na história que irão criar. E a segunda sugestão seria eles criarem a história em uma folha, com a fala das personagens, e depois criarem na plataforma.
 
E vocês, o que acham?      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...